Falar mais de um idioma deixou de ser algo “bonito”, passando a ser quase obrigatório para se ter sucesso tanto na vida profissional, quanto na pessoal. Assistir a filmes e séries, ouvir músicas ou simplesmente ler um livro, um artigo em seu idioma original conferem mais força e autonomia às crianças e aos adolescentes que aprendem e dominam uma segunda língua, fazendo com que estes tenham mais vontade de aprender não somente a língua, mas também a cultura do país sobre o qual estão estudando.
É claro que não basta apenas ensinar uma língua estrangeira para a criança, ela precisa ser estimulada como um todo, desenvolvendo-se nos aspectos sociais, físicos e emocionais. O Canadá, país situado na América do Norte, conduz a educação de suas crianças baseando-se nos princípios da educação holística, que consiste exatamente nisto: fortalecer seus alunos como um todo, criando cidadãos conscientes, autossuficientes, inteligentes, capazes de pensar de forma crítica, gerando debates saudáveis acerca de diversos temas.
Nessa metodologia, os professores observam e avaliam individualmente cada aluno, e os alunos têm a chance de obter novos conhecimentos, expandindo, assim, suas habilidades de acordo com o ritmo de cada um. Com estruturas escolares harmônicas e propícias à proposta de ensino, o programa canadense desafia e incentiva seus alunos a serem criativos e a se expressarem de forma verdadeira e concreta. A prioridade é influenciar as crianças de modo que estas se fortaleçam e desenvolvam todas as habilidades requisitadas.
As crianças são incentivadas a “colocar a mão na massa” de forma literal. Nas salas de aulas dos pequenos, há os centros de aprendizado. Lá eles testam e descobrem coisas novas, trabalhando o tato e também são incentivados ao trabalho em equipe. Tudo é feito de forma muito organizada e as atividades são realizadas ao longo da semana. Cada criança espera sua vez para chegar a determinado centro, o que valoriza o exercício das atividades realizadas pelos colegas.
Gentileza também é uma das coisas aprendidas em escolas de ensino canadense. Os alunos aprendem a valorizar, agradecer e a responder com amabilidade a todos os colaboradores que trabalham nas instituições, sendo capazes de reproduzir sentimentos de bondade e gratidão a todos com quem convivem durante as horas de permanência na escola. Isso tudo ocorre com as crianças falando em inglês. A partir do momento em que elas adentram no espaço escolar, não falam mais português. As crianças são estimuladas – e não obrigadas – a responder o tempo todo na língua inglesa. O objetivo dessa prática – a de incentivá-las a falar em inglês – é fazer com que elas pratiquem e ganhem mais autoconfiança e segurança ao falar o idioma, tornando-as de fato bilíngues.
O ambiente de aprendizado é propício: acolhedor, seguro e estimulante, e resulta em uma maior absorção, por parte do aluno, no conteúdo lecionado. Visa-se à integração do aluno a partir do desdobramento dos aspectos biológicos, psicológicos, intelectuais e socioculturais, permitindo que eles descubram e aprendam a solucionar problemas do dia a dia de forma criativa e inteligente.
Voltando a falar dos centros de aprendizado, vamos explicar melhor o que são: os sete centros de aprendizado se chamam Math Center (onde aprendem a contar e calcular), Block Center (aqui elas constroem o conhecimento bloco a bloco), Reading Center (nesse elas são incentivadas a tomar gosto e descobrir o prazer pela leitura), Sand and Water Center (aprendem noções sobre peso, textura, volume, etc…), Drama Center (aqui elas literalmente dão asas à imaginação), Music Center (aprendem sobre som e ritmo) e Art Center (aflora-se seu lado artístico) .
Como se vê, o método de ensino canadense permite ao aluno que ele expanda seus conhecimentos, suas habilidades e tenha uma visão de mundo mais clara, objetiva e mais expansiva. Elas crescem sabendo que são capazes de realizar quaisquer coisas nas quais se empenharem, tornando-se adultos seguros, inteligentes e fortes. Com isso, estes se tornam pessoas mais evoluídas e mais dedicadas, centradas. Adultos com consciência e com senso crítico bem desenvolvidos. Foi esse fator que permitiu que o Canadá alcançasse o top 10 no exame PISA (programa internacional de avaliação de alunos), realizado a cada três anos e cujo objetivo é produzir indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação nos países participantes, de modo a contribuir para melhorias no ensino básico. Por isso a metodologia canadense é um dos métodos mais reconhecidos no mundo inteiro.